O último ato

Oficialmente, Tite não é mais treinador do Corinthians. Sua passagem pelo time foi marcada pela espetacular redenção digna da mitologia corintiana, que encontra forças onde menos se espera.

A chegada de Tite foi marcada pela derrota para o Tolima e a consequente eliminação precoce da Libertadores. Mantido no comando, o treinador saiu desse desastre para vencer o Campeonato Brasileiro do mesmo ano, em 2011.

Entrou em 2012 “voando”. Foi o ano mais vitorioso da história do clube. A Libertadores da América, vencida com autoridade e de forma invicta, fazendo final com o tradissionalíssimo Boca Juniors. Não seria possível imaginar uma conquista mais emblemática. O Mundial de Clubes vencido sobre o Chelsea foi a cereja do bolo.

Nesse tempo, Tite remontou o elenco inúmeras vezes, inclusive durante a disputa de campeonatos. Se deparou com contratações desastrosas, como de Adriano e Pato, e com acertos inesperados, como Paulinho e Romarinho.

Também teve coragem de afastar o ídolo Chicão, que encontrava-se em má fase, e promover Paulo André para a zaga titular. Individualmente, Paulo André fez neste ano o seu melhor pelo Corinthians.

Em seu jogo de despedida, no entanto, o Corinthians mostrou sonolência e baixo nível técnico. Perdeu para o Náutico, último colocado, por 1 a 0. O Timão foi o único time do Brasileirão que não fez nenhum gol no lanterna.

Isso não apaga o fato de a Era Tite ser a mais vitoriosa da centenária história do clube. Agora, o treinador se vai, infelizmente. Mas, sem a menor dúvida, podemos dizer que esta eternamente dentro dos nossos corações. Obrigado, Agenor.

Tags: , , ,

Deixe um comentário