O mico anunciado veio da China

No início do ano, o Corinthians contratou o chinês Chen Zhihzao com a promessa de levar o nome do time para o mercado asiático. Dez meses depois, só uma coisa ficou clara: essa manobra foi um mico de marketing no futebol brasileiro.

Alguns motivos explicam o fracasso.

Na época, a equipe de marketing do Corinthians fez uma comparação entre Zhizhao (“rebatizado” de Zizao e Zizão pela torcida) com a estrela da NBA, Yao Ming. Comparação descabida, pois Yao já era um ídolo em seu país quando desembarcou nos EUA para defender o Houston Rockets.

O gigantesco pivô também era um jogador muito acima da média, sendo disputado por várias equipes do basquete americano. Foi a primeira escolha do draft (sistema americano de contratação) em 2002 e participou de oito dos Jogos das Estrelas entre 2003 e 2011.

Zhizhao nunca foi um ídolo na China, nem agora e muito menos quando foi contratado. Além disso, não podemos dizer que ele é um jogador acima da média, tanto que no ano passado o atacante não jogou nem uma partida sequer no futebol de campo, atuando apenas no futsal chinês.

Mas alguns torcedores podem afirmar que isso ocorre porque ele não teve chance de entrar no time de Tite. Ótimo, mais um acerto do técnico.

Entendo que Zizao tenha carisma e muitos têm uma curiosidade de vê-lo em campo, mas o futebol corintiano, sobretudo em ano de vitória da Libertadores e disputa do Mundial, é pra ser levado a sério.

Um trabalho tão bom e vitorioso como o de Tite não poderia ser manchado com a escalação de um jogador que não atua no futebol profissional. Sem mencionar que, caso fosse um jogador incrível, com certeza já teria recebido uma oportunidade. Ele treina no campo, mas não é jogador.

Por outro lado, existem aqueles que dizem que ele não foi contratado para jogar, apenas para vender camisas na China.

Como se já não fosse ridículo o bastante contratar “um jogador para não jogar”, não temos os dados de quanto o Corinthians cresceu no mercado chinês. Não deve ser muito mais que 0,5% por causa daquilo que já foi discutido: a falta de apelo de Zhizhao.

É ignorância acreditar que chineses vão comprar milhares de produtos licenciados de um time só porque existe um jogador do país no elenco. Um jogador, repito, desconhecido e que não entra em campo.

Portanto, o furo n’água já estava anunciado no começo de 2012. O tempo só veio confirmar aquilo que muitos já sabiam e, de quebra, trouxe mais um ponto positivo para o espetacular trabalho de Tite, que acerta ao dar de ombros para a loucura do vice-presidente Luis Paulo Rosemberg, que gostaria de ver Zizao em campo para justificar a péssima ideia que teve.

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