Você sabia que Corinthians e Chelsea já se enfrentaram?

O ano era 1929. O Corinthians era um jovem time de 12 anos e campeão paulista daquele ano. O Chelsea era um pequeno clube da segunda divisão inglesa.

Eis que os ingleses partem para a América do Sul para uma séria de amistosos em sua pré-temporada. Começando pela Argentina e Uruguai, quando os blues chegaram ao Brasil enfrentaram um combinado de jogadores cariocas no Rio de Janeiro. Com um empate e uma derrota, partiram para São Paulo, onde enfrentariam o Corinthians.

O jogo de São Paulo rendeu crítica aos ingleses pelo feio futebol que apresentaram. Porém o jogo, garantem historiadores, teve muitas emoções que compensaram o baixo nível técnico: resultado de 4 a 4, dois gols anulados e oito bolas na trave.

Coincidência ou não, o Chelsea voltou para a primeira divisão do Campeonato Inglês na temporada seguinte.

Mas as curiosidades não param por aí. Na Inglaterra, um historiado oficial do Chelsea (sim, existe isso na Europa) disse que o poder de reação e a raça do Corinthians impressionaram o clube londrino. Ele ainda garante que o Timão foi apelidado de “time da virada” na ocasião, pois perdia de 3 a 0 e conseguiu reverter o jogo para 4 a 3, cedendo o empate no final.

Isso prova que o Corinthians é um time guerreiro desde seus primeiros anos.

Outra curiosidade: o jogo ocorreu no dia 4 de julho, mesmo dia em que o Timão sagrou-se campeão invicto da Libertadores este ano. Data histórica para o clube.

Para completar, acompanhe a escalação do Timão naquele jogo: Tuffy; Grané e Del Debbio; Nerino, Guimarães e Leone; Apparício, Peres, Gambinha, Rato e De Maria. O treinador era Virgílio Montarini.

Tags: ,

Deixe um comentário