O que falta ao Corinthians de 2013?

Quando ainda era jogador do Atlético de Madri, Diego Simeone afirmou que “um time vencedor não se faz com bons jogadores, mas com jogadores dispostos a vencer”. Hoje Simeone, que é um dos melhores treinadores da atualidade, implanta bem esse pensamento no mesmo Atlético de Madri. Vamos pensar nessa afirmação para tentar entender o que falta ao Corinthians.

O time é multicampeão recentemente. Conseguiu um feito difícil no Brasil: manter a base do elenco e repor, com qualidade, as peças que perdeu. Elenco estrelado não falta (é o plantel mais caro do país e pode se dar ao luxo de ter no banco de reservas jogadores que seriam titulares em quase todas as equipes do campeonato). Mas ainda não decolou.

O treinador não é problema. O esquema criado por Tite é eficiente e seguro. Ele enxerga o futebol como deve ser, um esporte coletivo em que todos os jogadores tem papeis importantes ofensiva e defensivamente, dessa forma, o time depende menos da atuação esplendida de apenas um homem.

Ainda que acusado de “cansado”, o esquema tático funciona muito bem dentro do que lhe cabe. O time toma poucos gols e, mesmo jogando mal, consegue se mostrar compacto e competitivo.

Dentro de campo, quem decide são os jogadores. Aí sim entra a frase de “Cholo”. Mesmo que tenha jogadores técnicos, um grande time é formado por quem está disposto a fazer o que for preciso para vencer. E isso inclui entrega, sacrifícios, criatividade e, principalmente, não aceitar a derrota. Isso falta ao Corinthians.

A lua de mel do time com a Libertadores durou mais de um ano. Até ontem, o Timão vivia uma fase de “vencemos o que era preciso, daqui pra frente, anda é tão importante”. O discurso de “precisamos melhorar e ajustar uns pontos” ficou batido e soa mais como um escudo do que como uma medida que será tomada.

Falta ao time contundência. Falta ferir a zaga adversária. Falta disposição para “morder a mão do zagueiro” se for preciso. O elenco é rico e estrelado, mas se tomar uma boa dose de “simeonismo” vai ser apenas um elenco rico que sequer se classificou par a Libertadores de 2014.

Tags: , ,

Deixe um comentário